29 de abril de 2025 22:10

Aldeia Anodi Ofaié recebe apoio para agricultura familiar e projetos sustentáveis em 2025

A Aldeia Anodi Ofaié terá ações voltadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável em 2025. Para planejar as iniciativas que serão implementadas ao longo do ano, a Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou uma reunião na tarde da última quarta-feira (05) com representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Suzano.

O encontro contou com a presença do secretário-adjunto da pasta, José Henrique, da coordenadora do escritório local da Agraer em Brasilândia, a engenheira agrônoma Francielle de Carvalho Malinowski, e representante da Suzano.

Entre as atividades previstas estão o apoio no preparo do solo e o desenvolvimento do Projeto de Apicultura, voltado para os produtores indígenas. A Agraer dará suporte por meio do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (Proacin), criado pelo Governo do Estado para fomentar a produção sustentável nas aldeias.

Já a Suzano contribuirá com o Programa de Sustentabilidade Indígena Ofaié, que visa fortalecer a cultura indígena por meio de ações integradas de médio e longo prazo. O programa inclui a revitalização dos saberes tradicionais ligados à agricultura e o incentivo à produção de mel, com foco na geração de renda, subsistência e manutenção da cultura Ofaié por meio da educação.

A parceira também visa o resgate e fortalecimento da cultura Ofaié através do artesanato. Utilizando técnicas tradicionais, os artesãos criam peças que retratam elementos da fauna, flora e grafismos característicos do povo Ofaié. Esse trabalho não apenas preserva conhecimentos ancestrais, mas também contribui para a valorização da identidade cultural e geração de renda, promovendo autonomia e sustentabilidade para a aldeia.

Já a Prefeitura de Brasilândia, também oferece apoio e suporte para que a comunidade indígena tenha a dedicação necessária para a produção rural.

Fonte:Assessoria de Imprensa
Autor:Assessoria de Imprensa
Local:Brasilândia

Receba Informações na Palma da Sua Mão

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email
Print